quarta-feira, 28 de março de 2012

Dired adota medidas para coibir violência

Além da presença de câmeras e policiais na escola, Dired aposta em trabalhos socioeducativos
A 12ª Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) tem elaborado e executado algumas medidas para coibir atos de violência e vandalismo. Os objetivos dessas medidas são diminuir a quantidade de casos de violência dentro e também aos arredores das escolas da rede estadual de ensino.
De acordo com Magali Delfino, diretora da 12ª Dired, desde o ano passado, as escolas estaduais já estão recebendo algumas as medidas de segurança. Ela conta que para coibir a violência houve e continua havendo a segurança eletrônica e armada em algumas escolas. Apesar de não ser a forma ideal para acabar com esse problema, ela afirma que tem dado resultados.
"Ter segurança eletrônica e armada nas escolas não é a melhor forma de acabar com a violência, mas está surtindo um bom efeito. Este ano vamos trabalhar mais a parte socioeducativa dos alunos e da comunidade em que vivem e também na conscientização do que é certo e errado. Os valores morais, respeito e etc. Vamos trabalhar mais a formação do cidadão", relata.
Além da forma de 'intimidar' a violência com as câmeras e policiais dentro da escola, e com os trabalhos socioeducativos, Magali Delfino aposta no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), da Polícia Militar para que o vandalismo diminua.
Ela revela que no ano passado onde o Proerd foi instalado o número de ocorrências relacionados à violência caiu. A instalação de programas como a Ronda Escolar e o Núcleo de Educação para Paz também devem acontecer este ano. O primeiro tem uma ação mais efetiva, já o segundo é uma medida mais educativa.
"Se tudo acontecer como esperado, até o fim de abril teremos instalado o programa Ronda Escolar e o Núcleo de Educação para Paz nas instituições mais necessitadas. Precisamos conscientizar os jovens dos caminhos corretos e o trabalho do Núcleo é voltado para isso. Ele foi criado em Natal e lá rendeu bons frutos, espero que aqui ele também seja eficaz. Vamos torcer para que a violência seja reduzida e um dia acabe nas escolas", declara Magali Delfino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário