quinta-feira, 15 de março de 2012

Professores do município acampam em frente à sede da Prefeitura de Mossoró

Em consonância com a mobilização nacional da categoria, os professores da rede municipal e estadual de ensino paralisaram atividades ontem, 14. O movimento que cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional na integralidade segue até amanhã, 16.
Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), a adesão dos professores da rede municipal no primeiro dia da mobilização atinge 90% dos 1.300 educadores que atuam nas 102 escolas do município.
"A maioria das escolas permanece fechada, prova disso é que hoje (ontem) o Conselho Municipal de Merenda Escolar iria promover visitas às escolas, no entanto, com a elevada adesão e a falta de funcionamento das escolas, as reuniões nas unidades não foram realizadas. Isso mostra também a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) que a categoria tem força para exigir que o direito seja cumprido", revela a presidente do Sindiserpum, Marilda Sousa.
Entre as atividades desenvolvidas pelo sindicato durante os dias da paralisação está o acampamento defronte ao Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo Municipal. Segundo Marilda Sousa, além de pressionar a prefeitura a pagar o piso com o reajuste de 22,22%, o objetivo da ação é cobrar o cumprimento da jornada de trabalho como determina a legislação.
"Este ano o Ministério da Educação e Cultura (Mec) se posicionou que o piso é retroativo a 1º de janeiro, ou seja, a prefeitura já está devendo dois meses aos 1.300 professores e aos demais trabalhadores em educação da rede municipal de ensino. Como também a nova lei do piso determina que a jornada de trabalho do professor seja de 20h em sala de aula e 10h extraclasse por semana, diferente da jornada atual que é de 25 horas semanais. No final essas horas correspondem a um dia de trabalho a mais semanalmente", explica Marilda Sousa.
A paralisação nacional de três dias é convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). 
Percentual de adesão de docentes da rede estadual que atuam na jurisdição do Sinte-Mossoró supera 95%
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), regional Mossoró, 95% dos cerca de três mil professores que atuam nas escolas da rede estadual nos municípios da jurisdição da entidade aderiram à paralisação nacional.
O líder sindical avalia que é hora da categoria defender a Lei do Piso, que vem sendo alvo dos governantes municipais e estaduais do país. "Os prefeitos e governadores querem que o mecanismo atual de reajuste do piso, que é custo/aluno, seja alterado para o INPC que verifica a inflação. Mas isso não será vantajoso para a categoria, por isso queremos que o mecanismo adotado para determinar o percentual de reajuste inclua os dois dados", explica Rômulo Arnaud.
Assim como os professores da rede municipal, os docentes da rede estadual promovem ações até amanhã. Ontem, à tarde o Sinte/RN levou professores para se juntar à categoria municipal em protesto no Palácio da Resistência. Na ocasião, uma assembleia foi realizada.
Nesta sexta-feira, duas atividades marcam a paralisação dos professores estaduais. "Às 9h, na sede do sindicato, iremos realizar assembleia para tratar do indicativo de greve. E às 15h, também na sede do Sinte/RN, promoveremos plenária com os aposentados", informa Rômulo Arnaud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário