terça-feira, 31 de maio de 2011

PREFEITURA DE GOV. DIX SEPT APRESENTA PROPOSTA PARA PROFESSORES EM GREVE

Município pode conceder reajuste de 7,32% para professores
A Prefeita Lanice Ferreira e a secretária de Educação de Governador Dix-sept Rosado Luciana Silveira apresentaram proposta de reajuste de 7,32% à representação sindical dos professores para o pagamento do piso nacional proporcional à carga horária do município no último dia 25/05. 
Reunião_piso_professores
Segundo secretária municipal de Educação, Luciana Silveira para cumprir com a proposta feita aos professores ficará comprometido 86,32% da receita do FUNDEB somente para pagamento dos docentes, ficando assim, 13,68% para custear as demais despesas com educação, entre elas o pagamento dos Auxiliares de Serviços Diversos, que serão pagos com outras receitas próprias do município.
A única maneira de aumentar a proposta é o município ser beneficiado com a complementação do Fundeb. “Dessa forma seria possível apresentar uma proposta próxima do pretendido pelos professores”, avaliou a secretária. Com o pagamento do piso, o município pleiteará junto ao Ministério da Educação (MEC) recursos para melhoria da educação, bem como encaminhará projeto de lei para criação do Fundo da Educação Municipal.
Reunião_piso_professores2
A proposta foi amplamente discutida junto a Assessoria Jurídica que afirma: O município não tem como pagar os 15,89%. “Seria uma grande irresponsabilidade assumir esse compromisso, pois o Município não dispõe de verba para pagar”, afirma Luciana Silveira.
A Prefeita Lanice Ferreira e a secretária Luciana Silveira ressaltaram que a administração valoriza a educação e os profissionais do magistério e por isso o município se empenhou para encontrar uma alternativa legal e responsável de conceder o aumento por entender que os professores pedem o que lhes é de direito, porém é preciso adequar a realidade de receita do município.
“Pensamos em todas as possibilidades e infelizmente esta era a alternativa que poderíamos oferecer. Nos preocupamos com a paralisação das aulas e gostaríamos que a proposta fosse acatada”, ressalta Luciana.
Vale ressaltar que a dificuldade de receita é um dos impasses não só para o município de Governador Dix-sept já que hoje muitos dos municípios da região oeste vivem esta mesma realidade, motivo que tem levado a uma articulação dos professores em todo o estado.
Fonte : the place

Nenhum comentário:

Postar um comentário