quarta-feira, 25 de maio de 2011

Após vídeo de professora e repercussão nacional, movimento ganha um novo fôlego

 
A adesão à greve dos professores do Estado parece ter aumentado depois que a professora de Natal, Amanda Gurgel esteve no programa da Rede Globo de Televisão ‘Domingão do Faustão’.
 
Em Mossoró, a Escola Estadual do Vingt Rosado, que até então não havia aderido ao movimento, paralisou as atividades ontem, 23, conforme informou o coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), Rômulo Arnaud.
 
Além disso, ele informa que ontem a direção do Sinte se reuniu com funcionários das escolas e, após o encontro, os funcionários saíram dizendo que iriam aderir ao movimento.
 
Rômulo Arnaud acredita que o depoimento de Amanda Gurgel, cujo vídeo gravado durante uma audiência pública que tratou de temas relacionados à educação, ganhou milhares de acesso no Youtube, serviu para oxigenar a greve.
 
Com relação ao movimento iniciado pela categoria através da web com força no Twitter, no domingo passado, o #PibdezporcentoparaEducaçãojá, Rômulo Arnaud comenta que se trata de um movimento nacional que defende o investimento referente a 10% do valor do PIB para a educação.
 
Segundo ele, atualmente o investimento é de 4,9% e existe um Projeto de Lei (PL) de autoria da deputada Fátima Bezerra, que pretende aumentar para 7% o valor do investimento até o ano de 2021, com um incremento de 0,2% por ano em cima do valor atual. Embora, se aprovado, o PL represente uma vitória, a categoria defende que esse valor seja de 10% do PIB.
 
O coordenador menciona, no entanto, que as deficiências na educação não se resumem a isso. “Os problemas da educação são bem mais complexos que investimento”, diz Rômulo Arnaud.
 
De acordo com o sindicalista, não dá para negar que o aumento no investimento iria melhorar a situação, mas ele lembra que é necessário também investir melhor.
 
O líder sindical conta que o Ministério Público está realizando uma investigação no País e constatou que, em muitas escolas, boa parte dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) é desviado.
 
MOBILIZAÇÕES
 
Hoje o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE) realiza reunião com os professores aposentados. Ainda hoje, serão realizados atos públicos nas cidades de Governador Dix-sept Rosado e Grossos.
 
Na quinta-feira, 26, a categoria se reúne em Natal, no Largo do Machadinho. Segundo Rômulo Arnaud, haverá representantes de vários municípios do RN. Já na sexta-feira, 27, os professores fazem assembleia para avaliar o movimento grevista.
 
Fonte Gazeta do Oeste
Com informações da repórter Luciana Araújo
Foto: Alcivan Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário